quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Estudo sobre Pedro

             

    Esta semana estudei sobre Pedro, mais especificamente em Lucas 22:54-62; e mesmo já tendo lido este texto por algumas vezes, desta vez algumas coisas a mais me chamaram atenção.
       Pedro, era um pescador profissional do mar da Galileia, tinha como característica ser um homem decidido e impetuoso, foi um dos primeiros apóstolos que Jesus escolheu, o que significa que participou de forma presencial de muitos milagres que Jesus operou, assim como ouviu sua Palavra e ensinamentos de perto! Então, partindo deste princípio, a primeira pergunta que me fiz foi: como que alguém que conhecia Jesus tão bem, tão de perto, que tinha tantas provas de Seu poder poderia negá-lo?
            No verso 54 do texto citado fala assim: “Então, o levaram, e o meteram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe.” Foi minha primeira observação antes que Pedro negasse Jesus por três vezes...O que é seguir de longe? Podemos seguir alguém de longe fisicamente, espiritualmente ou pior, seguir de longe achando que estamos seguindo de perto, seguir de longe sem saber... Regras ou normas religiosas, tradições, o estar na igreja todas as semanas muitas vezes inclusive participando de uma forma ativa, em nenhum momento garante o seguir de perto, é mais, falo aqui de sentimento verdadeiro, de fé e de comunhão.
            A segunda observação foi lendo o verso 55 que diz “ e havendo-se acendido fogo, no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles.”  Aquelas pessoa queriam que Jesus morresse...com quem andamos? Que lugares estamos frequentando? E principalmente qual o nosso objetivo em andarmos ao lado daquelas pessoas que pensam tão diferente de nós? Ensiná-las ou compactuar com elas?
            E então Pedro, que outrora se mostrava tão valente e corajoso dizendo inclusive que de modo algum negaria a Jesus nem que para isso precisasse morrer negou Jesus pela primeira vez como fala o verso 56 e 57 “ E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: este também estava com Ele. Porém ele negou-o dizendo: mulher, não o conheço” . E nesta afirmativa de Pedro vi um pouco de mentira e verdade, pois era óbvio que Pedro conhecia a Jesus, era seu discípulo, já andava com Jesus a alguns anos, todavia, se Pedro o conhecesse de verdade, o sentisse de verdade, o amasse de verdade, jamais teria coragem de negá-lo.
            O verso 58 mostra a segunda negação de Pedro “ E um pouco depois, vendo-o outro disse: tu és também deles. Mas Pedro disse: homem, não sou. Para sermos identificados como povo de Deus temos que ter atitudes que mostrem isto a todos os instantes...você sabia que mesmo involuntariamente nós plantamos a todos os instantes? Será que as pessoas ao seu redor tem dúvidas em relação a você? Talvez não seja tão simples seguir Jesus como você pense pois para isso mais do que falar você precisará agir.
            O verso 58 e 59 fala da terceira e última negação de Pedro“ E, passada quase uma hora, um outro afirmava dizendo: também este verdadeiramente estava com Ele, pois também é galileu. E Pedro disse: homem, não sei o que dizes. Penso que temos que estar cobertos e atentos ao que o Espirito de Deus nos fala, para que possamos ter o discernimento correto e um entendimento claro. As provações nunca serão fáceis...
            No verso 60, 61 e 62 diz: “ ... e logo estando ele ainda a falar, cantou o galo. E virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da Palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás por três vezes. E saindo Pedro para fora, chorou amargamente. Que sinal ainda teremos que ouvir para nos lembrarmos das palavras que o Senhor nos disse? Ou quantos sinais ainda iremos ignorar ? Acredito que foi exatamente neste momento, foi naquele olhar, que Pedro entendeu que seguir Jesus de longe é o mesmo que rejeitá-lo.

            Se o galo cartar e Jesus te olhar? O que você vai sentir? Decida viver regido por princípios e não por vontades, entenda que confiar em Deus é por vezes perder o controle, pois quem tem o controle de tudo não precisa confiar...ande e olhe na direção certa, cuide dos seus olhos, cuide dos seus ouvidos, cuide das suas companhias...com os seus cuidados o olhar de Jesus se tornará leve e você o receberá com paz.  
                                                                              Virgínia Streihorst

Nenhum comentário:

Postar um comentário