domingo, 1 de setembro de 2013

Grupo dos Eleitos


07 Capítulo
Grupo dos Eleitos

Vs. 40a “Jesus parou e ordenou que trouxessem o cego até ele”.
         Certa vez, um homem, doutor da lei, perguntou a Jesus para testá-Lo: “Mestre, o que devo fazer para alcançar a vida eterna?”.
         Até hoje repetimos essa questão, uns aos outros, em busca de uma resposta convincente. Todos almejam viver eternamente com Deus, porém somente alguns estão dispostos a abraçar o caminho que a verdadeira resposta impõe.
         Jesus, o Mestre, demonstrando amor infinito por cada um de nós, nos responde paciente, muitas vezes e de várias formas. Ele quer que todos entendam... Que todos sejamos salvos.
Na trajetória do cego de Jericó até Jesus, identificamos vários grupos de pessoas, desde aqueles que ficam satisfeitos com a mediocridade da mesmice de uma vida fútil, sem frutos dignos, até os que vencem os escarnecedores pela persistência.
O grupo dos eleitos é representado pelos que ouvem Jesus, escapam da beira do caminho, deixam a curiosidade de lado, não perdem oportunidades, são firmes de caráter, vencem os opositores da fé e persistem na caminhada em busca do Mestre.
O texto diz que Jesus “ordenou” e não “pediu” para que levassem o cego até Ele. Jesus ordenou... Nesse momento, o Mestre estava dando oportunidade de, não só ao mendigo, mas àqueles que o conduziam de chegarem até sua presença.
Quantas pessoas coloquei aos pés de Cristo? A quantos ajudei a levantar da beira do caminho? Quantos foram os grupos de pessoas que enfrentei para depositar alguém diante do SENHOR?
Com certeza Jesus está dizendo, em resposta à pergunta feita pelo doutor da lei, que levar alguém até Ele faz parte do que devemos fazer para herdar a vida eterna.
O cego de Jericó estava agora diante de Jesus. Nós estaremos, um dia, diante Dele. Como será? O que fazer diante de um Deus onipotente, onisciente, do qual nada podemos esconder? Queremos a vida eterna... Que bússola nos guia?
É fácil retratar a figura de Bartimeu nessa hora. Podemos imaginar um homem rude, pele ardida pelo calor de muitos sóis ao longo da vida, suor escorrendo pelo rosto umedecendo a barba grosseiramente grisalha, desalinhada, olhos sem luz, mas com o coração sobejado de fé, de alegria, por ter a certeza de que estava diante o Criador. Seria muito abstruso tentar lhe descrever o sorriso vitorioso explodindo em seu rosto...
O que sentiríamos se, assim como Bartimeu, estivéssemos frente a frente com Jesus e nos lembrássemos dos muitos erros cometidos, voluntária ou involuntariamente?
Jesus não quer o teu passado. O grupo dos eleitos, o grupo daqueles que Jesus ordenou que trouxessem a si, é povoado por cansados e oprimidos e que optou substituir a escravidão do pecado pela liberdade, existência medíocre, insípida, por vida e vida em abundância.
Pelo arrependimento sincero, por reconhecer a soberania de Deus, por tê-Lo sempre como singular salvador, somos vencedores. A única porta para se chegar à vida eterna é, sem dúvida alguma, alcançada através de Jesus. Ele é o caminho, a verdade... E a vida.
Pr. Antonio Jorge

ajorgefs@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário