domingo, 15 de setembro de 2013

Os passos da vitória.


Capítulo 09
Os passos da vitória.

         Neste texto, que narra a cura de Bartimeu, o cego de Jericó, além de mostrar diferentes grupos de pessoas, Deus nos ensina, com nitidez, o caminho que devemos trilhar para alcançarmos vitória em qualquer escopo de nossas vidas.
         O primeiro passo a ser dado é o passo do QUERER.
         É, sem sombra de dúvidas, determinante para alcançarmos o alvo apontado. Devemos saber o que pedir a Deus. Ele é quem sabe o que é melhor para nós.
         Somos levados a peticionar ao SENHOR em função das circunstâncias que estamos vivenciando.
Às vezes, a súplica é pelo relacionamento conjugal desgastado ao longo de anos de incompreensões e desencontros; ora pelo filho que se deixou levar pelas drogas, ou por melhoria da situação financeira, pela cura de uma doença traiçoeira, por muitas outras coisas, e é com frequência que nos esquecemos de clamar por uma intimidade maior com esse Deus ao qual confiamos nossos impetrados.
O cego de Jericó queria recuperar a visão. Ele focou como alvo, como meta prioritária, reaver o que lhe fazia mais falta no momento. Queria desfrutar da luz do dia outra vez, não só pelo fato de ver de novo, mas sim, para mudar de vida.
Sentado à beira do caminho ele esperava... Ansiava confiante pelo momento certo, pois acreditava que seria vencedor... Ele ouvira falar de Jesus... E creu.
Bartimeu sabia que não bastava QUERER, este seria apenas o passo inicial para a vitória. Sabia que sua rogativa ao SENHOR não feria as suas leis, os seus mandamentos... Teria que dar o segundo passo... Precisava TOMAR ATITUDE.
Um dia, ouviu o vozerio de uma multidão que se arrastava barulhenta e se aproximava do local onde, paciente, auferia seu sustento. Possivelmente gritos eufóricos, clamores em altos brados, lamentos que se misturavam a choros em desespero, intuíam que passava, naquele momento, alguém muito importante.
Chegara a hora de tomar uma atitude, de dar o segundo passo para a vitória. Bartimeu, quando soube que era Jesus que passava, num ímpeto declarou-se seu servo. A súplica que bradou, “JESUS tem piedade de mim”, é uma expressão messiânica. Bartimeu estava expondo, em altos brados, que cria que JESUS era o Messias; que Ele era o Filho de Deus.
O pedinte sentiu que não poderia ficar mais tempo parado à beira de um caminho insólito que só o levaria à terra da desesperança, da amargura. Chegara a hora de abraçar a atitude que o levaria à vitória. Levantou-se... Encheu-se de coragem... Dispôs-se a lutar para alcançar o que almejava.
Agora estamos diante de um Bartimeu que quis recuperar a visão e tomara a atitude de declarar-se servo e crer no SENHOR. Precisava dar mais um passo crucial... ENFRENTAR OBSTÁCULOS.
Bartimeu estava em pé à beira do caminho e Jesus, mais ao longe, cercado pela multidão. Como chegaria até Ele?
Isso acontece conosco hoje em dia. Cobiçamos algo que muitas vezes cremos impraticável. Tomamos a atitude de clamar ao Deus Todo-poderoso, pois confiamos que Ele pode nos aprovar, mas o terceiro passo exige que tenhamos forças para vencer obstáculos.
O primeiro passo, embora decisivo, é o mais fácil de dar. Basta querer.
A segunda etapa em busca da vitória se torna um pouco mais difícil, pois depende de força de vontade.
Quero passar em um concurso para melhorar financeiramente. Já tomei a atitude de deixar festas, reuniões de fins de semana e outras coisas prazerosas para estudar?
Quero que minha casa se torne um lar feliz. Já tomei a atitude de convidar Jesus para ser o meu advogado? Já pedi perdão para o cônjuge de algo que fiz e o desagradou ou ofendeu?
Quero que meu filho renuncie as drogas. Já o adverti com amor e lhe disse que, apesar de tudo, o amo e acredito em sua recuperação? Tenho lhe falado do amor de Cristo?
O “querer” deve ser seguido pelo “tomar atitude” e o “tomar atitude” pelo “enfrentar obstáculos”.
Entre Bartimeu e Jesus havia uma multidão. O que me separa do SENHOR? A timidez de se dizer seu servo diante de outras pessoas? A falta de fé por achar-se indigno de receber a bênção pedida? A falta de conhecimento da Palavra de Deus?
Lendo a Bíblia Sagrada podemos encontrar em Fl. 4:13 “Tudo posso naquele que me fortalece”. Se creio nisso, tenho certeza de que o Deus maravilhoso e companheiro que está comigo me dará forças para vencer qualquer obstáculo.
Em Seu nome terei forças para romper as barreiras da timidez, terei ímpeto suficiente para, assim como Bartimeu, chegar até Jesus e expor meu pedido diante dele. Ouvirei o SENHOR me perguntar: “o que queres que eu te faça?”.
O cego de Jericó queria recuperar a visão. Eu responderei sem pestanejar: quero meu lar de volta, meu filho longe das drogas, melhorar financeiramente, mas quero, acima de tudo, manter no meu coração a alegria de Te servir por toda a minha vida. Quero ter sempre mais e mais intimidade contigo, SENHOR.
A VITÓRIA se concretiza quando chegamos até Jesus, abrimos o coração para Ele fazer morada permanente.
Esses são os passos para alcançarmos o triunfo, para atingirmos nossa meta, abordarmos nosso alvo. Porém, ainda falta mais um passo: PERSEVERAR.
Quando alcançamos nosso alvo, quando conquistamos a bênção tão desejada, não devemos esquecer-nos do ABENÇOADOR. Devemos agradecer sempre, ao Deus bendito, onipotente, onisciente, onipresente que nos permitiu QUERER, TOMAR ATITUDE e VENCER OBSTÁCULOS.
A cada um de nós, abençoados, caberá então PERSEVERAR.
Ouve, nesse momento, tu que queres alcançar uma bênção, que já tomaste a atitude de buscar aquele que tudo pode, que é o único caminho, que já venceste os obstáculos que te separavam Dele, a pergunta de Jesus:
“QUE QUERES QUE EU TE FAÇA”?
Pr. Antonio Jorge

ajorgefs@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário