segunda-feira, 29 de abril de 2013

Decepção




             Era cedo quando saí de casa. Entrei no carro. Um hino da Harpa Cristã servia de fundo à oração que sempre faço ao sair para o trabalho. Pedi proteção a Deus não só para mim, mas também para meus colegas anestesiologistas.
         Entrei no hospital após deixar minha filha no colégio. No vestiário, cumprimentos apressados. O movimento prometia ser grande.
         Na sala de cirurgia uma criança de poucos meses, nos braços de uma atendente, esperava para a correção de uma hérnia umbilical. Enquanto preparava o material para iniciar a anestesia, uma auxiliar de enfermagem aproximou-se e perguntou-me:
         – Doutor, o senhor tem aí um Novo Testamento, daqueles pequenos?
         Confesso que fiquei feliz com aquela pergunta. Afinal de contas, falo constantemente de Jesus por aonde vou, e sempre que posso, faço doações de Novos Testamentos, que consigo com alguns amigos Gideões.
         Respondi àquela pergunta na alegria de saber que alguém estava se interessando pela Palavra de Deus:
         – Infelizmente não tenho aqui comigo. É para dar para alguém? Se for para consultar alguma coisa, tenho aqui minha Bíblia, se não, posso trazer outro dia.
         Ela sorriu um tanto sem jeito e explicou:
         – Sabe o que é doutor: eu queria ver se minha colega da farmácia tem vista boa. As letras daqueles livros são pequenas e eu queria fazer um teste; ela anda trocando os nomes dos remédios.
         Uma tristeza abrupta apoderou-se de mim, vestindo a máscara da decepção. O cirurgião que estava ao lado, percebendo a minha frustação, exibiu um sorriso irônico caçoando da situação.
         Iniciei a anestesia da criança. Durante todo ato cirúrgico fiquei refletindo:
         Quando é que as pessoas vão entender que a Bíblia é a própria Palavra de Deus? Quando é que vão aprender a usá-la de maneira correta?
         Infelizmente, alguns usam a Bíblia como se fosse um amuleto, para dar “sorte”. Outros, compram Bíblias grandes e bonitas e as mantêm expostas, abertas, em algum lugar de destaque nas casas, apenas para enfeitar ambientes. Outros a usam para abri-la ao acaso, em uma página qualquer, buscando satisfazer a curiosidade acerca de algum assunto, procurando apenas uma orientação momentânea e fantasiosa. E agora, usar a Bíblia para “teste de vista”, isso é demais!
         No Livro Sagrado temos a Palavra de Deus. Temos o ensinamento deixado pelo Senhor dos Senhores. Devemos respeitá-Lo.
         Devemos usar a Bíblia para aprendermos o caminho da salvação, e conhecermos a grandiosidade do amor que Deus tem por seus filhos; entendermos assim porque Deus mandou seu filho unigênito para morrer por nossos pecados.
         Um dia, se lermos o Livro Santo com amor, veremos que ele não é difícil de entender como alguns maldosamente apregoam. A dificuldade encontrada nunca excederá à do teu discernimento se pedires sinceramente ajuda ao Espirito Santo de Deus. E quando fizeres isso, verás que no teu coração se acenderá uma chama de amor ao próximo que te levará bem próximo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário