sábado, 25 de maio de 2013

O Conselho de Jesus


Capítulo IV
O Conselho de Jesus

Vs. 04 Tendo acabado de falar, disse a Simão: “Vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”.

A Palavra de Deus nos diz que devemos meditar nela dia e noite, e meditar significa não somente ler, mas estudá-la com afinco e, sobretudo, vivê-la.
Jesus havia aproveitado o barco de Simão, o mesmo Simão ao qual chamaria mais tarde de Pedro, para pregar o Evangelho. Sabia que ele era um pescador experiente, capaz... Mesmo assim, aconselhou-o a trabalhar em águas mais profundas.
O que o SENHOR quis dizer com isso? Será que estava acusando aquele homem de incompetente? Com certeza não...
Quando Jesus mandou o pescador para águas mais profundas estava também se referindo a cada um nós hoje em dia.
Pedro estava em águas rasas antes de ter ouvido os ensinamentos de Jesus. Precisaria ir mais além se quisesse receber as bênçãos de uma farta pescaria.
Nada se consegue quando fazemos as coisas superficialmente, de modo negligente, sem um empenho real.
Jesus estava dizendo a Pedro que ele estava no lugar errado. Poderia, inclusive, estar pescando da maneira correta, mas no lugar inadequado.
Estamos no lugar certo? Onde estamos? Em que usamos os dias que o SENHOR nos tem dado? O que estamos produzindo? Quando declaramos amor a Deus dizemos isso com o coração ardendo de alegria ou apenas O louvamos com os lábios?
Amar ao Criador sinceramente significa sair das águas rasas e mergulhar profundamente no conhecimento da Sua Palavra. Quanto mais O conhecermos, mais haveremos de amá-Lo.
Jesus não se contenta em apenas dizer que estamos em lugar censurável. Ele nos oferece o caminho e o exato ponto onde estão as bênçãos que tem reservado para nós.
Por vezes até tentamos chamar a atenção das pessoas para o caminho certo. Quando nos ouvem e observam, o que veem em nós? Como estão nossas redes? Peixes ou lixo?
Servir a Deus de modo superficial é pescar em águas rasas, é negligenciar nas orações, é passar ao largo quando alguém silenciosamente implora por socorro.
Procurar águas profundas significa conciliar fé com obras. Amor ao próximo com desprendimento. É revelar aos que nos cercam que a alegria da salvação em Cristo está disponível para todos.
Depois de ensinar como proceder para alcançar as graças, Jesus se referiu não só a Simão, mas aos outros pescadores... “Lancem as redes”...
Deus tem benefícios, dádivas, para cada um de nós. Precisamos apenas obedecê-Lo... E lançar as redes.
Não podemos esquecer de que pescar em águas profundas exige dedicação, amor e persistência.
Devemos nos esvaziar de nós mesmos e vivermos cada momento como se fôssemos um só com Cristo; caso contrário, estaremos, de maneira inglória, pescando em águas rasas apenas enchendo a rede de nossas vidas com restos e lixo.

Pr. Antonio Jorge

Nenhum comentário:

Postar um comentário