sábado, 20 de julho de 2013

Os curiosos


02 Capítulo
Os curiosos

         O verso 36 do nosso texto base diz o seguinte:
Ouvindo a multidão que passava, perguntou o que era”.
         Talvez o grupo dos curiosos seja um dos mais fáceis de identificar. Continuamente seus integrantes estão perguntando por algo ou alguém. O questionamento, que obrigatoriamente devemos fazer, é: por que, e não para que perguntam!?
         Vimos que, na plêiade dos indiferentes, os militantes não querem mudar de atitudes. São egoístas, derrotados, acomodados, não se interessam pelos outros... Estão acostumados à mesmice. Já os curiosos querem saber de tudo quanto os rodeia. Nada passa, por eles, despercebido.
         Estão sempre analisando, observando pessoas, seja no trabalho, na igreja, em casa e são profundos conhecedores das atividades dos vizinhos. São muito bem informados, avaliam tudo.
         O cego de Jericó, quando ouviu o tropel da multidão que passava, perguntou o que era aquilo. Inquiriu porque almejava por alguma coisa ou por alguém que pudesse mudar-lhe o rumo da vida. Era consciente de que necessitava ser ajudado.
Os curiosos perguntam por perguntar. Não aspiram melhoras, não sentem necessidade de mutações. Julgam-se continuamente superiores aos outros e têm sempre opinião formada a respeito dos fatos. As teorias que sustentam, guardam-nas para si próprios, não oferecem auxílio a ninguém.
A crítica é diuturnamente forjada na fornalha do egocentrismo. O conhecimento que amealham através de perguntas, muitas vezes indiscretas e sórdidas, é usado para deboches, achincalhes, quando não para chantagens torpes e amorais.
Jesus também fazia perguntas, também queria saber das coisas. Certa feita indagou aos discípulos: “Quem dizem que sou”? Em outra ocasião, apertado pela multidão, uma mulher tocou na orla de sua roupa. “Quem me tocou”? Investigou imediatamente.
A diferença entre as perguntas feitas pelo Mestre, e as dos curiosos, está na intenção.
Queres saber como está teu vizinho para ajudá-lo ou escarnecê-lo? Desejas tomar conhecimento do que pensam a teu respeito para adotares providências hostis ou saber se podes usufruir algum benefício através deles?
Jesus passa também na frente dos curiosos. Queres saber quem é Ele? Com que finalidade?
Saiba primeiro que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Que desceu do céu, abdicando de sua deidade, tornando-se homem, para morrer por nós, a fim de que pudéssemos herdar a vida eterna na Sua presença.
Queres saber quem é Jesus para amá-Lo? Deixarás, então, certamente, o time dos curiosos, pois conhecerás a Verdade e essa Verdade te libertará. O Mestre disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por mim”.
Reconhecer Jesus de Nazaré é ter a alegria verdadeira, aquela que brota espontânea do coração e explode contagiando multidões...
Quando se admite quem é Jesus verdadeiramente, e nos conscientizamos realmente da verdade, descobriremos também quem e onde está o nosso próximo para ampará-lo, suprir suas necessidades, amá-lo... Venceremos todo e qualquer obstáculo, subjugaremos toda e qualquer tribulação, saberemos que com Ele tudo poderemos, pois seremos fortalecidos pelo seu amor.
Ambicionas saber verdadeiramente quem é Jesus? Busca-O, mata tua curiosidade, Ele te fará feliz.
Pr. Antonio Jorge
ajorgefs@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário