sábado, 6 de julho de 2013

Arrastar o barco na areia


Capítulo X
Arrastar o barco na areia

Vs. 11- Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram.

Este versículo me fez refletir por muito tempo. Sempre que o lia, pensava: “Se eles estavam dispostos a deixar tudo para trás, por que antes arrastaram seus barcos para a praia”? Porque não os abandonaram no lago?
Deixar tudo para trás, hoje em dia, não significa necessariamente abandonar literalmente amigos, emprego, família e tantas outras coisas. Significa deixar no esquecimento, depois de um arrependimento sincero, tudo que fazíamos de errado e que desagradava ao SENHOR.
Quando estamos dispostos a mudar radicalmente de vida, deixando verdadeiramente no passado todas as coisas que nos punham em conflito com a Palavra de Deus, carecemos de muito esforço e oração.
Só a unidade e o amor a Deus nos faz não desistir de continuar caminhando em direção à salvação.
O inimigo é astuto e veio para roubar, matar e destruir. Rouba inicialmente a alegria da comunhão com Cristo, mata nossos ideais, para finalmente, destruir a aliança que firmamos um dia com o Criador.
Não é fácil, realmente, deixar pelas esquinas da vida a lama com que o pecado nos abarrotou outrora. O inimigo é vigilante, sagaz... Se o que te afastava de Cristo era o adultério, ele fatalmente arranjará um modo de colocar no teu caminho alguém atraente e disponível... Ele se sentirá vitorioso e, sorrindo, degustará cada lágrima que teu cônjuge derramar. Terá o maior prazer no sofrimento dos teus filhos.
O oponente do SENHOR invariavelmente te dará a oportunidade de alimentar o ego com taças borbulhantes de orgulho se o que te afastava de Deus era a vaidade...
O satanás estará sempre disposto a te enganar. Aparecerá como anjo de luz se necessário for e não vacilará em usar alguém que, com falsas profecias, te levará ao desespero.
Não é fácil seguir Jesus. Mas é prazeroso. Quando consentimos que Ele cresça em nós, ao ponto de desaparecermos, será fácil andar em sua companhia. Ele lutará nossas lutas... nas tribulações seremos mais que vencedores... teremos a certeza de que “tudo podemos naquele que nos fortalece”.
Acabei alcançando o porquê de arrastar o barco para a areia. Na água, é fácil de manobrar uma embarcação. Difícil é puxá-la sobre a areia assim como é tarefa árdua mudar completamente o rumo de nossas vidas.
Com os barcos na água seria muito cômodo voltar para navegá-los. Eles estariam ali sempre à nossa espera...
Devemos quebrar, através do arrependimento honesto, todos os vínculos com as coisas que nos afastavam de Deus. Devemos romper todas as barreiras usando a força do amor em Cristo.
Os barcos com os quais navegamos no oceano das perdições e aportando nas ilhas dos prazeres ilícitos, devem ser colocados em areias tão distantes que jamais possamos voltar para navegá-los outra vez.
Onde está o barco no qual navegávamos antes de termos um encontro pessoal com Jesus?
Pr. Antonio Jorge
                                                                                                                                 ajorgefs@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário